Metrô e trens funcionam normalmente após fim da greve em SP
Escrito por keller.stocco em outubro 4, 2023
O transporte público na cidade de São Paulo opera normalmente nesta-quarta (4), um dia após da greve do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), em que a população enfrentou filas e trânsito caótico para conseguir se deslocar. A cidade registrou 767 km de congestionamentos às 18h30 de ontem (3).
Os sindicatos que representam os trabalhadores do Metrô e da CPTM decidiram, na noite de terça-feira (3) encerrar a paralisação. Assim, as nove linhas afetadas pela paralisação voltam a funcionar.
Também voltarão à normalidade outros serviços públicos, como as aulas em escolas estaduais, que foram suspensas na terça. O rodízio de veículos, válido nesta quarta-feira para aqueles com placa com final 5 e 6, também será retomado.
Para tentar minimizar as dificuldades, o governo de São Paulo e a prefeitura da capital ainda decretaram ponto facultativo na terça-feira. Nesta quarta, o funcionamento das repartições públicas também será normalizado.
Os representantes dos metroviários, dos funcionários da CPTM e da Sabesp protestam contra a possibilidade de essas empresas serem privatizadas, conforme projetos estudados pela gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos).
A gestão de Tarcísio classificou a paralisação nos transportes e na Sabesp como ilegal e abusiva e disse que ela é feita com objetivos políticos. “É absolutamente injustificável que um instrumento constitucional de defesa dos trabalhadores seja sequestrado por sindicatos para ataques políticos e ideológicos à atual gestão”, declarou, em comunicado oficial.