AMERICANA TEM CASO SUSPEITO DA NOVA VARIANTE DO CORONAVÍRUS
Escrito por Keller Stocco em fevereiro 16, 2021
Americana tem um caso suspeito da na variante do Coronavírus. Na tarde de hoje (16), a assessoria de imprensa da prefeitura divulgou a seguinte nota: “A Secretaria de Saúde de Americana, por meio da Vigilância Epidemiológica, informa que registrou um caso suspeito de nova variante do Coronavírus, em uma moradora do município. O caso está sendo investigado pelo IAL (Instituto Adolfo Lutz) de São Paulo, com o apoio do Instituto de Medicina Tropical da USP (Universidade de São Paulo), sendo que não há ainda previsão sobre o resultado da análise. A mulher, que reside na região central, viajou à Bahia no início de janeiro e quando retornou, no dia 14, começou a apresentar sintomas leves, como calafrios e febre moderada. Ela realizou o exame para Covid-19 em um laboratório particular, em Sumaré, que confirmou o contágio. A Vigilância Epidemiológica informou que a mulher permaneceu em isolamento domiciliar, sendo que nenhum morador próximo ao seu local de residência testou positivo para o novo Coronavírus”.
ÓBITOS
Ainda nesta terça-feira a secretaria de saúde informou mais cinco óbitos causados pela Covid-19: sendo uma mulher (80), moradora do bairro Cidade Jardim, sem informações de outras doenças preexistentes, que estava internada no Hospital Municipal e faleceu no dia 13 de fevereiro; uma mulher (73), moradora do Jardim Progresso, portadora de doença cardiovascular crônica, que estava internada em hospital particular e faleceu no dia 13 de fevereiro; uma mulher (88), moradora do Jardim Girassol, portadora de doença cardiovascular crônica e diabetes, que estava internada em hospital particular e faleceu no dia 18 de janeiro; um homem (69), morador do Jardim Nossa Senhora do Carmo, portador de doença cardiovascular crônica, que estava internado em hospital particular e faleceu no dia 13 de fevereiro e um homem (86), morador do Jardim Ipiranga, sem informações de doenças preexistentes, que estava internado em hospital particular e faleceu no dia 12 de fevereiro. Agora, o município tem 10.671 casos positivos, sendo 9 internados, 271 óbitos, 187 em isolamento domiciliar, 10.204 recuperados e 49 casos suspeitos aguardando resultados de exames, todos de pacientes internados. Além disso, o município contabiliza agora 17.641 casos que eram considerados suspeitos, mas que já foram descartados pelo resultado de exame negativo. A Vigilância Epidemiológica esclarece que houve redução no número de casos negativos, pois o sistema (E-SUS) tem encontrado duplicidade de resultados em varreduras feitas semanalmente.
OCUPAÇÃO DE LEITOS
Nesta terça-feira (16), a taxa geral de ocupação de leitos para Covid-19 no município é de 34% de leitos com respiradores (de 56 no total, 19 estão ocupados) e de 32% de leitos sem respiradores (de 71 no total, 23 estão ocupados). No Hospital Municipal a taxa de ocupação é a seguinte: 12% com respiradores (de 17 no total, 2 ocupados) e 94% sem respiradores (de 18 no total, 17 ocupados). No Hospital São Lucas, a taxa de ocupação de leitos é de 50% com respiradores (de 10 no total, 5 ocupados) e 0% sem respiradores (de 17 no total, nenhum leito ocupado); no Hospital São Francisco a taxa é de 40% de leitos com respiradores (de 15 no total, 6 ocupados) e de 11% sem respiradores (de 18 no total, 2 ocupados) e no Hospital Unimed a taxa é de 43% de leitos com respiradores (de 14 no total, 6 ocupados) e de 22% de leitos sem respiradores (de 18 no total, 4 ocupados).