GOVERNO DE SP PROMETE ENTREGAR CNH, RG E DOCUMENTOS DE VEÍCULOS

Escrito por em julho 15, 2020

A partir de quinta-feira (16/07), o Detran. SP passa a entregar pelo sistema drive thru, os Certificados de Registro de Veículos (CRVs), aos motoristas que precisam do documento com urgência. Serão priorizados os casos de conclusão de vendas ou necessidade em virtude de inventário. Posteriormente, a ação será estendida para atendimento a toda a população. A medida é válida para unidades do Detran.SP em todo Estado.

A solicitação por pessoas físicas (particulares) deverá ser feita pelos portais do Detran.SP (www.detran.sp.gov.br) e do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br), por meio de um canal exclusivo para cadastro dos pedidos. Equipes dos órgãos irão analisar as demandas, em caráter de urgência, e entrar em contato para realizar o agendamento.

Para a segurança de funcionários e motoristas, serão seguidos todos os protocolos sanitários e de distanciamento social. O uso de máscara é obrigatório. O diferencial da medida é a praticidade de ser atendido sem necessidade de descer do veículo.

Com mais esta iniciativa, o órgão estadual de trânsito, espera liberar quase 200 mil CRVs prontos que não puderam ser retirados por pessoas físicas, devido à suspensão temporária dos atendimentos presenciais.

Entrega de CNH e RG via Correios pelo Poupatempo

Na segunda-feira (20/07), o Poupatempo começa a entrega gradual de documentos (RG e CNH), emitidos antes do início da quarentena no Estado, pelos Correios. A medida é válida para todas as unidades do programa e as postagens serão feitas de acordo com a data de atendimento nos postos, de acordo com cronograma estabelecido. Os primeiros a receberem as postagens são os cidadãos atendidos em março para solicitação de RG. Na semana seguinte, a entrega será de CNHs emitidas entre janeiro e março. Em outra etapa, o Poupatempo contemplará pedidos de Carteiras de Identidade em atendimento nos meses de janeiro e fevereiro.

Com o fechamento temporário dos postos do Poupatempo e Detran.SP, cerca de 195 mil documentos prontos (130 mil RGs e 65 mil CNHs) aguardam retirada. A entrega será feita nos endereços de cadastros e não haverá cobrança aos cidadãos pelo recebimento do documento em casa. A estimativa é que aproximadamente 15% do total de documentos nos postos não puderam ser entregues por inconsistência cadastral, como a falta de endereço. Caso o cidadão não receba a correspondência em até três semanas, ele deve entrar em contato através dos canais de atendimento ao cidadão, o Fale Conosco, no portal do Poupatempo ou o Fale com o Detran.SP, no site do órgão.

Para suprir as necessidades da população durante a pandemia, o Poupatempo priorizou atendimentos emergenciais para entrega e emissão de RGs.

No caso de Carteira de Identidade pronta, já emitida, a equipe do Poupatempo avalia os pedidos recebidos e entra em contato com os cidadãos agendando dia e horário para retirada do documento na unidade onde o serviço foi solicitado. Já as emissões de documentos novos são direcionadas ao Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), órgão da Polícia Civil para as providências cabíveis. Após o fechamento temporário dos postos, já foram realizados mais 6 milhões de interações por meio dos canais de atendimento, e entregues quase 10 mil documentos à população.

Por meio dos serviços online, o Detran.SP e o Poupatempo ampliaram as opções digitais e mantiveram os atendimentos à população.

 

Drive thru – CNHs para CFCs
Em continuidade ao cronograma de entrega de documentos, o Detran.SP, a partir de 22/07, também fará entregas via drive thru, a exemplo do que ocorreu com os CRVs, para solicitações realizadas pelos Centros de Formação de Condutores (CFCs), mediante agendamento prévioCerca de 10 mil CNHs emitidas por essa categoria estão prontas para serem entregues.

Para retirar as CNHs nas unidades, os CFCs deverão agendar data e horário pelo portal do Detran.SP (www.detran.sp.gov.br) ou do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br). Após realizar a solicitação, é só comparecer ao local escolhido com o malote e a documentação requerida.

É importante lembrar que todos os motoristas podem baixar a CNH digital, que tem a mesma validade do documento impresso, pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).


Opiniões dos leitores

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios marcados com *



[Não há estações de rádio no banco de dados]