Parceria entre FAM e Prefeitura vai melhorar qualidade da alimentação nas escolas de Americana

Escrito por em junho 2, 2022

A qualidade da merenda escolar é o foco da parceria assinada, nesta quarta-feira (1º), entre a Prefeitura e a Faculdade de Americana (FAM). O prefeito Chico Sardelli se reuniu com o diretor-geral da FAM, Gustavo Azzolini,  para a formalização da ação que irá melhorar a alimentação de todos os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, totalizando cerca de 12 mil alunos beneficiados.

O programa está sendo desenvolvido entre o Setor de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação e o Curso de Nutrição da FAM.  Cerca de 110 estudantes de todos os semestres do curso, divididos em 11 equipes, estão empenhados na atividade, que tem o objetivo de diagnosticar doenças como hipertensão, diabetes, obesidade e desnutrição. Com isso, as merendas poderão ser adaptadas para a prevenção desses males.

Chico destacou a importância da parceria com a faculdade: “Primeiramente gostaria de parabenizar a FAM por acreditar e investir na cidade de Americana, estou muito feliz com esse projeto de parceria, juntamente com a secretaria de Educação, que trata da questão nutricional da nossa rede municipal de educação. A FAM tem se mostrado cada vez mais parceira da cidade, amiga da cidade, presente, e ao Gustavo e todo o corpo diretivo da FAM, deixo aqui meu agradecimento e estamos abertos a outros eventos. Americana, na nossa administração, sempre terá as portas abertas para receber quem queira investir, fazer projetos sérios, trabalhar, buscar emprego. Estamos com essa parceria com a FAM, depois de muito tempo passando por outras administrações que não quiseram, eu vi a necessidade e a importância que tem esse projeto para nossa educação municipal”, destacou o prefeito.

O secretário municipal de Educação, Vinicius Ghizini, que participou da assinatura da parceria, também destacou a importância da ação: “Estenderemos a parceria também com atendimento no aspecto psicológico, tanto dos alunos quanto dos profissionais da educação. O prefeito Chico tem estimulado as parcerias que visam o bem da população e agradecemos a FAM e a todos os envolvidos nesse importante projeto”, disse o secretário.

Nas escolas, são coletados dados como altura, peso e circunferência abdominal, inseridos no programa ANTHRO, desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde. Com base nas informações, é produzido um relatório completo da situação nutricional e do crescimento das crianças. A ação faz parte do programa Saúde na Escola, apresentado no último dia 16 de março na Câmara de Vereadores, no Fórum Permanente da Saúde, a pedido do vereador Silvio Dourado.

“A gente vê essas parcerias, querendo fazer algo por Americana, é muito orgulho ter uma faculdade como a FAM, que também pensa, ajuda. Todos esses dados que vamos ter para trabalhar, é muito rico isso, é informação para o resto da vida”, disse o vice-prefeito Odir Demarchi.

O diretor-geral da FAM, Gustavo Azzolini, destacou a grande abrangência da ação: “Estamos falando de mais de 11 mil crianças da rede municipal de ensino que estarão sendo acompanhadas pelos nossos professores, nossa coordenadora do curso de Nutrição, juntamente com nossos alunos; para nós é de extrema importância poder colocar em prática o que ensinamos em sala de aula”, explicou.

“Este é um governo muito aberto ao diálogo. E o que a FAM faz hoje para a cidade, não temos como agradecer, são muitos projetos. A FAM está em tudo”, destacou o presidente da Câmara, Thiago Martins.

Também participaram da reunião, a coordenadora do Curso de Nutrição da FAM, Glenys Mabel Caballero Córdoba; a diretora Acadêmica da FAM, Célia Jussani; o vereador Silvio Dourado; e a diretora de Unidade de Educação Básica da Secretaria de Educação, Graciete Pereira da Silva.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



[Nenhuma estação de rádio na Base de dados]