Vox 90 FM

Parque Ecológico tem entratuita para moradores de Americana neste fim de semana

Para utilizar o benefício, é necessário apresentar comprovante de endereço recente em nome do morador e documento oficial com foto. Menores de 18 anos e dependentes também devem apresentar documento que comprove o grau de parentesco com o titular da conta.

Por Keller Stocco · 2 min de leitura

Compartilhar

Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X
Moradores de Americana terão entrada gratuita no Parque Ecológico Municipal “Engenheiro Cid Almeida Franco” – Zoo Americana neste sábado e domingo (24 e 25 de outubro). A gratuidade é oferecida mensalmente e busca ampliar o acesso ao lazer, ao contato com a natureza e à educação ambiental.

Para utilizar o benefício, é necessário apresentar comprovante de endereço recente em nome do morador e documento oficial com foto. Menores de 18 anos e dependentes também devem apresentar documento que comprove o grau de parentesco com o titular da conta.

O Parque Ecológico fica na Avenida Brasil, nº 2.525, Jardim Ipiranga, e funciona das 8h às 17h, com estacionamento gratuito. Visitantes que não têm direito à gratuidade podem adquirir os ingressos até as 16h, na bilheteria localizada ao lado da entrada, ou pela internet, em parque.americana.sp.gov.br.

O Parque Ecológico completou 42 anos neste mês e ocupa uma área de 120 mil metros quadrados. O espaço abriga mais de 400 animais de mais de 100 espécies de répteis, aves e mamíferos, sendo cerca de 80% da fauna brasileira. O local também desenvolve ações de conservação de espécies ameaçadas de extinção e foi eleito, em agosto deste ano, uma das 7 Maravilhas de Americana por votação popular.

Mais informações podem ser obtidas diariamente, das 8h às 16h, pelo telefone temporário (19) 92015-3903, enquanto a linha (19) 3406-2075 passa por manutenção.

VOX INFORMAÇÃO

Americana recebe 1ª etapa de projeto da CBF para descobrir novas goleiras

Americana será a primeira cidade a receber o projeto “Em Busca da Camisa #1”, iniciativa da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em parceria com a Federação Paulista de Futebol (FPF), criada para identificar, desenvolver e acompanhar jovens talentos para a posição de goleira. A programação será realizada entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro, na Escola de Goleiros Camisa 1. Link para inscrição: https://forms.monday.com/forms/6d040a5497926d02d857c4608098c60e?r=use1 A ação reunirá meninas nascidas entre 2009 e 2015, das categorias Sub-12, Sub-14 e Sub-16, que já atuam em clubes e projetos esportivos. Durante os três dias, serão realizadas atividades de observação e treinamento, além de uma clínica prática aberta para meninas que tenham interesse em experimentar a posição de goleira. A programação também contará com um workshop voltado a aproximadamente 20 preparadores e preparadoras de goleiras. A iniciativa faz parte de um projeto nacional que terá ações nas cinco regiões do país e seguirá até a Copa do Mundo Feminina de 2027. Para Vander Batistella, idealizador da Escola de Goleiros Camisa 1 e coordenador do projeto da CBF, a realização da primeira etapa em Americana representa uma oportunidade para as atletas da região terem contato com profissionais e métodos de desenvolvimento ligados à Seleção Brasileira. “É um convite para todas as goleiras da nossa região participarem deste dia especial e com certeza de muito aprendizado”, disse Vander Batistella. A programação em Americana terá atividades para clubes, projetos sociais e educacionais e para participantes da clínica aberta. No sábado (31), haverá ações pela manhã para clubes e projetos e, à tarde, para projetos sociais e educacionais e a clínica aberta. No domingo (1º), a programação será dividida entre manhã e tarde, e na segunda-feira (2) haverá novamente atividades para clubes, projetos e participantes da clínica. Os clubes e projetos interessados devem realizar a inscrição diretamente com a Federação Paulista de Futebol. Já as meninas e profissionais interessados na clínica aberta podem manifestar interesse por meio do formulário disponibilizado pela organização. As vagas são limitadas e a confirmação da participação será feita pelo Departamento de Desenvolvimento de Projetos da CBF. Os dados coletados durante as observações serão registrados em uma base desenvolvida pelo Departamento de Seleções da CBF, formando um banco nacional de talentos para facilitar o acompanhamento técnico das atletas com potencial para futuras convocações das Seleções Brasileiras Femininas de base. A iniciativa prevê alcançar mais de 1.200 jovens até 2027 e também contribuir para a formação de profissionais especializados na preparação de goleiras. Para Americana, a escolha da Escola de Goleiros Camisa 1 coloca a cidade no início de uma iniciativa nacional voltada ao futuro do futebol feminino brasileiro

há 1 dia · 5 min de leitura