Blogs→RAPIDINHA VOX→Fontana di Trevi 'realiza desejo', e americana conhece o marido logo após jogar moeda e fazer pedido em Roma: 'Mágica'
Fontana di Trevi 'realiza desejo', e americana conhece o marido logo após jogar moeda e fazer pedido em Roma: 'Mágica'
Após jogar moedinhas, Catherine Tondelli conheceu o romano Fausto Mezzana, com quem se casaria alguns anos depois
Por Alessan Silva
01 de Julho de 2025 às 13:46
Uma americana de férias mudou a trajetória de sua vida após abraçar uma tradição italiana: Catherine Tondelli, na época com 39 anos, jogou moedas na Fontana di Trevi durante uma viagem com a mãe a Roma (Itália). Ali mesmo, ela conheceu Fausto, um italiano que se ofereceu para mostrar a cidade às duas. O que começou como um passeio turístico virou um relacionamento transatlântico que dura até hoje.
Catherine, hoje com 65 anos, contou à CNN a história impressionante de como conheceu o marido, Fausto Mezzana. Era verão de 1999, e ela tinha saído da Califórnia (EUA), onde morava, para viajar com a mãe, Mary Lee.
Mesmo “feliz e solteira”, Catherine resolveu fazer como nos filmes de romance que assistia quando adolescente, e jogou três moedas por cima do ombro, com a mão direita.
“Então, de repente, ouvi uma voz dizendo: ‘Se você quer que o desejo se realize, tem que jogar com a mão esquerda, porque ela está mais próxima do coração’”, contou a americana.
O voz era Fausto Mezzana, um romano simpático que logo explicou o significado das três moedas: “A primeira moeda, você volta a Roma. A segunda moeda, você encontra o amor em Roma. E a terceira… você se casa com um romano”, disse ele, rindo.
“Houve uma conexão imediata... Dizem, você sabe, ‘colpo di fulmine’ em italiano, que é ‘amor à primeira vista’. E eu realmente acredito nisso. Acho que olhei para ele e pensei: ‘Meu Deus, essa fonte faz mágica’”, lembra Catherine.
Após engatar em uma conversa com as americanas, Fausto convidou Catherine e a mãe para um passeio por Roma naquela noite. A mãe topou na hora, mas Catherine hesitou. “Eu disse: ‘A gente acabou de conhecê-lo. Vai ver ele só fica rondando fontes para conquistar mulheres’”, conta.
No fim, elas aceitaram e os três foram de bar em bar, conversando e rindo até o amanhecer. “Eu não queria que a noite acabasse... Foi uma daquelas noites que você lembra para sempre”, diz Catherine.
Catherine e Fausto engataram em namoro 'transatlântico'
Começava ali um namoro à distância entre Itália e Estados Unidos. “Todo mês viajando de Roma para a Califórnia. Califórnia para Roma, Roma, Califórnia…” lembra Fausto.
Durante esse período, Catherine ouviu de um colega de trabalho sobre uma vaga em Londres. Ela decidiu se mudar, para facilitar a logística e “levar as coisas com mais calma”. A mãe, mesmo temendo a distância, apoiou.
Em agosto de 2000, Catherine se mudou para Londres. Os dois passaram a se ver a cada fim de semana, e seus gatos ficaram com Fausto em Roma, por conta das restrições sanitárias britânicas.
Virada de chave
Em uma das visitas a Londres, Fausto propôs que ela fosse morar em Roma. “Quero passar o resto da vida com você”, disse.
Na mesma semana, Catherine viu um anúncio de uma vaga como diretora de marketing em uma empresa de hotelaria em Roma. Viajou, fez a entrevista e foi contratada.
Em 2002, ela se mudou definitivamente para a capital italiana. Dois anos depois, o casal se casou em uma vila medieval no centro da Itália.
Hoje, mais de 25 anos depois do primeiro encontro na Fontana di Trevi, eles continuam juntos em Roma. O casal não teve filhos. “Gostaríamos, mas não aconteceu”, diz Catherine.
Para Fausto, tudo aconteceu no tempo certo. “Talvez se tivéssemos nos conhecido antes, teríamos filhos. Mas também acho que nosso amor deu certo porque nos encontramos no momento certo, quando sabíamos o que queríamos.”