Blogs→RAPIDINHA VOX→No programa de Paulo Vieira, figurante de novela chama atriz da Globo de “chata e orgulhosa”
No programa de Paulo Vieira, figurante de novela chama atriz da Globo de “chata e orgulhosa”
Durante conversa com uma senhora descendente de italianos, humorista descobriu que ela havia participado como figurante da novela "Esperança" (2002)
Por Alessan Silva
03 de Julho de 2025 às 13:43
Em passagem pelo interior do Rio Grande do Sul, o humorista Paulo Vieira arrancou uma revelação inesperada de uma entrevistada no episódio desta quarta-feira (02), do programa “Avisa Lá que Eu Vou”, da Globo. Durante conversa com uma senhora descendente de italianos chamada Dona Rinelda, moradora de Monte Belo do Sul (RS), ele descobriu que ela havia participado como figurante da novela “Esperança” (2002), e sua memória sobre a experiência incluiu elogios a Fernanda Montenegro e Reynaldo Gianecchini — e uma alfinetada à atriz Priscila Fantin.
“Adorei trabalhar com a Fernanda Montenegro, bem camarada, falava contigo. Gianecchini também, gente boa. Agora, a Priscila Fantin… achei chata e orgulhosa”, disse a mulher, com franqueza.
A resposta pegou Paulo de surpresa, mas foi conduzida com bom humor e leveza, no estilo característico do apresentador. Ainda assim, chamou atenção o quanto a lembrança com Fantin a marcou. “Espero que, com a idade, ela tenha melhorado”, completou, entre risos.
O episódio foi o primeiro da temporada a explorar o Sul do Brasil. Em Monte Belo do Sul, Paulo mergulhou nas tradições da imigração italiana, participando de festas temáticas e rodas de tarantela. Já em Ametista do Sul, antiga cidade garimpeira, ele visitou cavernas e bares subterrâneos construídos dentro de antigas minas de ametista, encerrando o programa com seu típico bom humor e uma boa dose de surpresa.
Sobre a Novela A novela Esperança, exibida pela TV Globo em 2002, foi escrita por Benedito Ruy Barbosa (com colaboração de outros autores) e é considerada uma espécie de sucessora espiritual de Terra Nostra, também focada na imigração italiana para o Brasil.
A trama se passa no início do século 20 e gira em torno de Toni (vivido por Reynaldo Gianecchini), um jovem italiano que se apaixona por Maria (Priscila Fantin). Por causa de conflitos com o pai da moça, Toni decide emigrar para o Brasil em busca de uma vida melhor, prometendo que voltaria para buscá-la.
Novelas com temas ligados a outros países:
Terra Nostra (1999) Tema: imigração italiana no Brasil no final do século XIX. Grande parte da novela se passa na Itália e aborda o drama dos imigrantes.
Esperança (2002) Uma espécie de “continuação temática” de Terra Nostra. Mostra o Brasil como destino de imigrantes italianos e seus desafios.
O Clone (2001) Parte da história se passa no Marrocos. Aborda a cultura islâmica, o choque de culturas, clonagem humana e dependência química.
Caminho das Índias (2009) Vencedora do Emmy Internacional. Ambientada entre Brasil e Índia, mostrando costumes, castas, conflitos culturais e romances proibidos.
América (2005) Mostra a vida de brasileiros tentando imigrar ilegalmente para os EUA. Contrasta o "sonho americano" com a realidade dura dos imigrantes.
Salve Jorge (2012) Foca no tráfico internacional de pessoas entre Brasil e Turquia. Mostra a cultura turca e a luta de uma mulher para escapar da exploração.