Blogs→RAPIDINHA VOX→‘Bebê mais velho’ do mundo nasce após fertilização in vitro nos EUA
‘Bebê mais velho’ do mundo nasce após fertilização in vitro nos EUA
ascido neste mês de julho em Ohio, bebê formou-se a partir de embrião congelado desde 1994
Por Alessan Silva
31 de Julho de 2025 às 13:03
No último dia 26 de julho nasceu em Ohio, nos Estados Unidos, o pequeno Thaddeus Daniel Pierce. Filho de Lindsey e Tim Pierce, ele certamente pode ser considerada uma criança especial, afinal, não é todo bebê que pode carregar o título de “bebê mais velho do mundo“.
Conforme repercute o The Guardian, Thaddeus nasceu a partir de um embrião congelado, que já estava armazenado desde 1994; ou seja, desde que seu embrião se formou, já se passou mais de 30 anos. “Não entramos nisso pensando que quebraríamos recordes”, disse Lindsey à MIT Technology Review. “Só queríamos ter um bebê”.
Toda a história começa ainda no início da década de 1990, quando uma mulher chamada Linda Archerd, hoje com 62 anos, e seu então marido decidiram tentar a fertilização in vitro após terem dificuldades para engravidas. Em 1994, quatro embriões foram gerados a partir dos dois: um foi transferido para Archerd, resultando no nascimento de sua filha, que hoje tem 30 anos; e os demais foram criopreservados e armazenados.
O processo de fertilização in vitro, vale explicar, consiste em extrair os óvulos dos ovários da mulher, e fertilizá-los em laboratório com esperma do homem. Esses embriões resultantes são então transferidos para o útero, ou então podem ser congelados e armazenados para uso futuro.
Após Archerd se divorciar do marido, ela recebeu a custódia dos embriões, e então descobriu o processo de “adoção” de embriões. Nele, tanto doadoras quanto receptoras possuem poder de decisão sobre para quem doar seus embriões. E, no caso, Archerd tinha como preferência apenas que o embrião fosse adotado por um casal branco e cristão, o que acabou chegando nos Pierce.
Nascimento Conforme relatou Lindsey, ela teve um parto difícil, mas agora estão todos bem. “Ele está tão tranquilo. Estamos maravilhados por termos este bebê precioso”, afirmou.
Archerd, por sua vez, ainda acrescentou: “a primeira coisa que notei quando Lindsey me enviou suas fotos foi o quanto ele se parece com a minha filha quando ela era bebê. Peguei meu álbum de bebê e comparei-os lado a lado, e não há dúvida de que são irmãos”.
John Gordon, endocrinologista reprodutivo, presbiteriano reformado e administrador da clínica de fertilidade que implantou o embrião comentou também: “Temos certos princípios norteadores, que vêm da nossa fé. Todo embrião merece uma chance na vida, e o único embrião que não pode resultar em um bebê saudável é aquele que não tem a oportunidade de ser transferido para uma paciente”.
Fonte: Aventura e Historias Foto: Thaddeus Daniel Pierce — Foto: Reprodução/Lindsey Pierce