Blogs→RAPIDINHA VOX→Traz a balança! Cientistas calculam o peso da humanidade sobre a Terra
Imagem: Levi Bianco/Getty Images
Traz a balança! Cientistas calculam o peso da humanidade sobre a Terra
Estudo mostra que massa da população humana sobre a Terra cresce em ritmo acelerado, em contraste com a dos mamíferos domésticos e selvagens
Por Alessan Silva
29 de Outubro de 2025 às 13:18
Quem nunca subiu na balança para saber se estava com “quilinhos” a mais ou a menos? A atitude é comum, mas pesquisadores israelenses foram além. Eles pesaram todas as pessoas do mundo ao mesmo tempo para descobrir qual é a massa da humanidade.
Todos os mamíferos – incluindo humanos, animais domesticados e selvagens – foram incluídos no cálculo dos pesquisadores do Instituto Weizmann de Ciência, em Israel, para estimar a biomassa total sobre a Terra desde a década de 1850. Os resultados foram publicados nessa segunda-feira (27/10) na revista Nature Communications.
Na década de 1850, o peso combinado de mamíferos selvagens era próximo ao da humanidade e dos mamíferos domesticados. No entanto, houve um aumento de 700% na biomassa dos humanos, atingindo 420 milhões de toneladas em 2020. Em contrapartida, o peso de animais não dóceis diminuiu 70%.
“Isso fornece uma perspectiva mais ampla sobre as extinções de espécies observadas, com aproximadamente 2% das espécies de mamíferos marinhos registradas como extintas durante o mesmo período”, consideram os autores do artigo.
Cálculo do peso da humanidade e dos animais domésticos Através de fontes de dados distintas, foi possível calcular o peso dos mamíferos na Terra. As espécies foram divididas em grupos de análise.
Assim, os cientistas identificaram que a biomassa humana aumentou de 50 milhões de toneladas para 420 milhões de toneladas. Já os animais domesticados (os que servem para alimentação ou criação) elevaram o peso de 5 milhões de toneladas para 20 milhões de toneladas no mesmo período. O grupo inclui bois, suínos, ovelhas, cães, gatos e roedores.
Queda entre mamíferos selvagens Os animais selvagens foram divididos em dois grupos: marinhos e terrestres. A massa total do primeiro caiu cerca de 70%, indo de 130 milhões de toneladas para 40 milhões de toneladas. Enquanto a do segundo foi reduzida à mais do que a metade, saindo de 50 milhões de toneladas para 20 milhões de toneladas.