Blogs→VOX INFORMAÇÃO→Secretaria de Saúde de Santa Bárbara reforça a importância da vacinação contra a dengue
Secretaria de Saúde de Santa Bárbara reforça a importância da vacinação contra a dengue
De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, desde que o imunizante passou a ser ofertado pelo SUS, a cidade aplicou 6.672 doses. Desse total, 4.477 crianças e adolescentes receberam a primeira dose da vacina e 2.195 completaram o esquema vacinal com a segunda aplicação. A vacina é administrada em duas doses, com intervalo de três meses entre elas
Por Keller Stocco
24 de Novembro de 2025 às 18:41
A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Saúde, reforça a importância da vacinação contra a dengue. As doses estão disponíveis nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da lista abaixo, de segunda a sexta-feira (exceto feriado e ponto facultativo), para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, conforme orientação do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Campinas. A população estimada nesta faixa etária em Santa Bárbara é de 10.063 pessoas.
De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, desde que o imunizante passou a ser ofertado pelo SUS, a cidade aplicou 6.672 doses. Desse total, 4.477 crianças e adolescentes receberam a primeira dose da vacina e 2.195 completaram o esquema vacinal com a segunda aplicação. A vacina é administrada em duas doses, com intervalo de três meses entre elas.
A Secretaria de Saúde ressalta a importância da segunda dose, para garantir a eficácia da imunização. Para receber a vacina, a criança deve estar acompanhada dos pais ou responsáveis, que devem obrigatoriamente apresentar a caderneta de vacinação de rotina dos menores, documento pessoal com foto e CPF ou Cartão SUS.
A vacinação tem como objetivo a redução das hospitalizações e óbitos decorrentes das infecções pelos vírus da dengue na população-alvo. Segundo Nota Técnica emitida pela Secretaria de Estado da Saúde não é indicada a vacinação contra a dengue junto a outros imunizantes, devendo-se aguardar um intervalo de 30 dias para aplicação de outras vacinas. Já no caso da criança ter contraído dengue, deve esperar um intervalo de seis meses para receber o imunizante.
Os horários de funcionamento das salas de vacina devem ser consultados em cada unidade, por telefone ou pessoalmente.
Confira os locais de vacinação contra a dengue, de segunda a sexta-feira, em Santa Bárbara d’Oeste:
• UBS da Linópolis (Centro de Saúde II)
Avenida Sabato Ronsini, 203, Vila Linópolis - Telefone: 3454.1107
• UBS do Grego/Furlan
Rua Arthur Amaral, 30, Vila Grego/Residencial Furlan - Telefones: 3454.8402/ 3463.1108
• UBS do São Fernando
Rua do Centeio, 38, Jardim São Fernando - Telefone: 3457.4981 / 3458.2686
• UBS do 31 de Março
Rua 23 de Maio, 196, 31 de Março - Telefone: 3454.6515 / 3454.1279