Promoções
Blogs
Blogs
ENTRETENIMENTOFAMOSOSHORÓSCOPOMOTIVACIONAL MÚSICARAPIDINHA VOXVARIEDADESVOX INFORMAÇÃOVOX NEWS
ProgramaçãoAnuncie
00:03
AO VIVO
Vox 90 FM - É Vox, é demais!
Blogs
Blogs→RAPIDINHA VOX→Homens mais baixos podem ser tão intimidadores quanto os altos, diz estudo britânico
Imagem: Freepik

Homens mais baixos podem ser tão intimidadores quanto os altos, diz estudo britânico

Pesquisa: homens mostram inconscientemente sua capacidade biológica de intimidação a partir de dois movimentos realizados enquanto andam

Por Alessan Silva
21 de Outubro de 2025 às 13:02

Em novo estudo da Universidade de Northumbria (Newcastle, Inglaterra), pesquisadores identificaram que a forma como os homens caminham pode contribuir para as impressões do tamanho corporal deles. O sistema visual humano pode captar esses sinais rapidamente, mesmo com poucas informações em volta dele. O balanço do tronco de um lado para o outro e o peito estufado ajudam nessa postura "intimidadora", independentemente da altura e da compleição física.

Na abordagem, foi usada uma tecnologia de captura de movimento 3D para registrar 52 homens que caminhavam naturalmente e, após essa captura, os pesquisadores pediram que 137 pessoas classificassem o quão fisicamente dominante era cada um daqueles homens, com base apenas no modo de andar. As respostas estabeleceram um padrão em que diferentes combinações de tamanho corporal e tipo de caminhada podem levar a classificações de dominância semelhantes. Um homem menor e mais fraco que caminha com padrões de movimento exagerados pode ser considerado tão dominante quanto um homem maior e mais forte que se move com pouca habilidade.

Dois padrões específicos de caminhada se destacaram na pesquisa: a oscilação do tronco (o quanto a parte superior do corpo balança de um lado para o outro a cada passo) e a abdução dos ombros (manter os ombros afastados do peito). Homens que exibiram mais desses movimentos foram classificados como mais dominantes, mesmo quando os espectadores não conseguiam ver seu tamanho corporal real, rosto ou qualquer outra coisa além da caminhada.

O estudo mostra que os movimentos dinâmicos do corpo masculino podem funcionar como um canal independente de informação sobre a capacidade de luta e força. O caminhar tende a ocorrer sem pensamento consciente, o que significa que pode revelar informações honestas sobre alguém. Muitas demonstrações de cortejo animal funcionam dessa forma, com as fêmeas julgando os machos com base em desempenhos difíceis de imitar.

A análise revelou que um homem grande e forte que anda "normalmente" pode parecer tão dominante quanto um homem menor e mais fraco que intensifica seu balanço e a posição de seus ombros.

Fonte: Jornal Extra

Veja mais

VOX INFORMAÇÃO
1.
Prefeitura de Americana convoca 49 aprovados em concurso público
RAPIDINHA VOX
2.
Kim Kardashian lança linha de calcinha que imita pelos pubianos
VOX INFORMAÇÃO
3.
PM prende procurado da Justiça em Americana
RAPIDINHA VOX
4.
'Esquadrão do Grito' se reúne em Londres para gritar e espantar o estresse
RAPIDINHA VOX
5.
Nome mais longo do mundo tem 2.253 palavras e leva 20 minutos para ser lido
© 2025, Vox 90 FM.
Todos os direitos reservados.
Rua Germano Giusti, 189, Jardim Paulista, Americana - SP, 13.468-276
(19) 3475-9690comercial@vox90.com

Desenvolvido por
Ao vivoBlogsProgramaçãoConteúdosPromoçõesMais
AO VIVO
Vox 90 FM - É Vox, é demais!
AO VIVO
Vox 90 FM - É Vox, é demais!