Blogs→RAPIDINHA VOX→Boi Caprichoso contesta júri e pede anulação do resultado do Festival de Parintins
Boi Caprichoso contesta júri e pede anulação do resultado do Festival de Parintins
Caprichoso se intitula “tetracampeão do povo” e anuncia que vai apresentar provas de supostas irregularidades no julgamento
Por Alessan Silva
01 de Julho de 2025 às 13:37
Na segunda-feira (30/6), o Boi Garantido foi anunciado campeão do Festival de Parintins, mas a agremiação rival não ficou satisfeita com o resultado. O Boi Caprichoso informou que vai solicitar a anulação e contestou a vitória do rival. Segundo a organização, serão apresentadas provas que apontam possíveis irregularidades na comissão de jurados.
Em nota divulgada no perfil oficial no Instagram, o Caprichoso se declara tetracampeão “pelo povo e pela opinião pública”. No comunicado, a agremiação reforça que entregou um grande espetáculo nas três noites de festival e honra todos que contribuíram para que as apresentações acontecessem, incluindo os patrocinadores e torcedores.
No entanto, a agremiação azul e branca afirma ter identificado incoerências no julgamento e, por isso, solicita oficialmente a anulação do resultado: “Diante das incoerências e injustiças evidentes no resultado oficial, o Boi Caprichoso informa que irá recorrer e solicitar a anulação do resultado do Festival de Parintins 2025”, declararam.
No comunicado, a equipe informou ainda que o próprio presidente da agremiação, Rossy Amoedo, que deixou a apuração como uma forma de protesto aos resultados, vai apresentar nesta terça-feira (1º/6) as provas que, segundo eles, apontam supostos esquemas envolvendo a comissão de jurados e o boi rival, o Garantido.
Nas redes sociais, o Garantido ainda não se manifestou sobre o pedido de anulação do resultado. Pelo contrário, na noite da última segunda-feira (30/6), a agremiação promoveu uma grande festa na Baixa do São José para celebrar a vitória no festival, título que, inclusive, foi reconhecido oficialmente pelo governo do Amazonas.
Garantido é o grande campeão do Festival de Parintins 2025
Após seis anos, o boi vermelho volta a brilhar e conquista seu 33º título na maior festa folclórica da Amazônia A disputa entre os dois gigantes do folclore amazônico, Boi Garantido e Boi Caprichoso, chegou ao fim nesta segunda-feira (30), com a consagração do boi vermelho e branco como grande campeão do 58º Festival Folclórico de Parintins. A apuração aconteceu no icônico Bumbódromo, onde o Garantido celebrou seu 33º título, quebrando um jejum que durava desde 2019 — ano da última vitória antes da pandemia de Covid-19.
A edição de 2025, realizada entre os dias 27 e 29 de junho, reuniu milhares de apaixonados por essa tradição única da cultura brasileira. Caprichoso e Garantido deram um verdadeiro espetáculo, com apresentações que misturaram música, dança, lendas amazônicas, alegorias grandiosas, figurinos deslumbrantes e elementos das culturas indígena e afro-brasileira.
Com a vitória, o Garantido se torna o maior campeão da história do Festival, reafirmando sua força dentro e fora da arena.
Garantido e Caprichoso: a origem dos nomes e da rivalidade A história dos bois de Parintins começa no início do século XX, quando duas visões distintas sobre o folclore e a tradição se materializaram em dois bois com cores, símbolos e personalidades bem diferentes.
Boi Garantido Fundação: 1913, por Lindolfo Monteverde Origem do nome: O nome surgiu da frase que Lindolfo dizia sempre: “meu boi está garantido para a festa”, demonstrando confiança em sua presença, mesmo com dificuldades Cor: Vermelha Símbolo: Coração na testa Perfil: Representa o povo mais humilde, com forte ligação às raízes tradicionais do boi-bumbá
Boi Caprichoso Fundação: 1913 (ou 1914), por famílias rivais às de Lindolfo Origem do nome: Criado em resposta ao rival, o nome expressa o cuidado e o esmero na preparação do boi, simbolizando requinte e inovação Cor: Azul Símbolo: Estrela na testa Perfil: Representa ousadia estética, criatividade e performance artística
A lenda da rivalidade Segundo a tradição oral em Parintins, quando Lindolfo Monteverde criou o Garantido, ele o desenhou branco, com um coração na testa. Incomodados com a ideia de ficar para trás, os rivais teriam dito:
"Se o boi dele é branco, o nosso vai ser preto" "Se o boi dele tem coração, o nosso vai ter estrela" "Se o boi dele é garantido, o nosso vai ser caprichoso"
Essas frases, transmitidas de geração em geração, simbolizam a essência da rivalidade que sempre existiu entre as duas agremiações. Ainda que não estejam documentadas oficialmente, fazem parte da memória popular e ajudam a entender o espírito competitivo do festival.
Fonte: Leo Dias Foto: /Instagram/Yasmin Cadore/Michel Amazonas