Blogs→RAPIDINHA VOX→Dia da Axé Music: Senado aprova projeto de lei, que segue para sanção de Lula
Dia da Axé Music: Senado aprova projeto de lei, que segue para sanção de Lula
Iniciativa busca reconhecimento oficial do gênero musical como patrimônio cultural
Por Alessan Silva
04 de Julho de 2025 às 13:10
O axé music está prestes a ganhar um dia no calendário oficial do Brasil. De acordo com a Agência Senado, o Senado Federal aprovou nesta quarta (2) um projeto de lei que cria o Dia Nacional da Axé Music, a ser comemorado anualmente em 17 de fevereiro, data que marca o sucesso do gênero no Carnaval de 1985, quando a Bahia e o Brasil começaram a vibrar ao som de Luiz Caldas e sua música “Fricote”. Entenda a proposta!
O Projeto de Lei 4187/24, de autoria da deputada Lídice da Mata, tem como objetivo consolidar o reconhecimento nacional do Axé Music, gênero musical que emergiu na Bahia nos anos 1980. A iniciativa também busca valorizar os artistas, compositores e profissionais da música que ajudaram a difundir o ritmo pelo Brasil e pelo mundo.
Em 2025, a axé music celebra 40 anos de sua criação. Lídice relembrou a data, comentou a iniciativa e ressaltou a importância do gênero musical na geração de renda: “São 40 anos em que artistas se renovam, empregos são gerados. É um movimento importante que precisa ser registrado,” disse.
Em fevereiro deste ano, a proposta passou pela Câmera dos Deputados, quando parlamentares e artistas destacaram a relevância histórica e social do Axé Music como “expressão das raízes negras da Bahia e do Brasil”. Agora, após aprovação da mesma no Senado, o Projeto de Lei segue para sanção ou veto presidencial.
Axé Music Mais do que ritmo, a axé music carrega uma herança ancestral de resistência, alegria e coletividade. Nascida nas ruas de Salvador, ela mistura samba-reggae, frevo, ijexá e tantas outras influências afro-brasileiras. No Carnaval de 2024, por exemplo, a presença do axé movimentou cerca de R$ 2 bilhões na economia local e gerou mais de 60 mil empregos temporários, com a ocupação hoteleira ultrapassando os 95%.
De origem iorubá, a palavra “axé” significa força, energia vital, poder sagrado. Um nome que traduz a potência simbólica e espiritual dessa música que, ao longo de quatro décadas, deu voz a artistas importantes no cenário nacional como Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Claudia Leitte, Saulo, Timbalada, Banda Eva, Carlinhos Brown, Chiclete com Banana, Margareth Menezes e tantos outros.
Reconhecer oficialmente o axé não é apenas exaltar um gênero musical: é valorizar um capítulo fundamental da cultura brasileira, das tradições negras e da energia contagiante que esse som espalha pelos quatro cantos do país.
Datas Comemorativas da Música e de Gêneros Musicais:
Dia Nacional da Música Popular Brasileira – 17 de outubro Dia Nacional da Música – 22 de novembro (também é o Dia de Santa Cecília, padroeira dos músicos)
17 de fevereiro – Dia do Axé 09 de março – Dia do DJ 13 de abril – Dia do Beijo (às vezes associado ao funk romântico) 23 de abril – Dia Nacional do Choro 03 de maio – Dia do Sertanejo 13 de junho – Dia de Santo Antônio (associado ao forró nas festas juninas) 13 de julho – Dia Mundial do Rock 12 de julho – (Data simbólica do Funk Brasileiro – não oficial) 11 de agosto – Dia Nacional do Hip Hop 1º sábado de agosto – Dia Internacional do Blues 25 de agosto – Dia do Folclore (associado à música regional) 17 de outubro – Dia da Música Popular Brasileira (MPB) 22 de novembro – Dia da Música / Dia do Músico / Dia de Santa Cecília 02 de dezembro – Dia Nacional do Samba 13 de dezembro – Dia Nacional do Forró 25 de janeiro – Dia da Bossa Nova (nascimento de Tom Jobim)