Blogs→RAPIDINHA VOX→Receita real: ex-chef de Diana compartilha o café da manhã preferido da princesa de Gales
Receita real: ex-chef de Diana compartilha o café da manhã preferido da princesa de Gales
Receita real: ex-chef de Diana compartilha o café da manhã preferido da princesa de Gales
Por Alessan Silva
04 de Agosto de 2025 às 13:46
Quase três décadas após a morte da princesa Diana, um de seus hábitos alimentares preferido voltou aos holofotes. O ex-chef particular da princesa, Darren McGrady, revelou recentemente qual era o café da manhã preferido da Princesa de Gales: os famosos overnight oats, ou aveia dormida, uma receita simples e nutritiva que ganhou popularidade nas redes sociais apenas anos depois, especialmente entre o mundo fitness das redes sociais.
Em vídeo publicado em seu canal do YouTube, McGrady contou que Diana descobriu o prato durante uma viagem à Suíça no início dos anos 1990 e gostou tanto que incorporou à sua rotina matinal. “Ela estava comendo de forma saudável. O café da manhã preferido dela era algo chamado overnight oats”, disse o chef, hoje com 65 anos. O prato, originalmente chamado bircher muesli, foi criado no começo do século 20 pelo médico suíço Maximilian Oskar Bircher-Benner, com a proposta de oferecer uma refeição prática e nutritiva. Diana teria conhecido a receita durante sua estadia nos Alpes e se encantado com a combinação de sabor e benefícios à saúde.
McGrady afirma que a princesa fazia questão da aveia em flocos, embebida durante a noite em suco fresco, geralmente de laranja, e misturada com iogurte natural para adicionar proteína. O preparo ainda levava um toque de mel, mirtilos, nozes, suco de limão e, eventualmente, sementes de chia ou outras frutas vermelhas. A mistura era servida em copos de vidro, enfeitada com frutas frescas e castanhas crocantes.
“Ela estava em sua melhor forma física naquela época”, relembrou o chef, que também preparava porções extras para a equipe do palácio. Segundo ele, Diana era tão fã da receita que pedia todos os dias. “Hoje em dia todo mundo come overnight oats, mas isso só virou moda em 2012. A princesa Diana já comia isso quase 20 anos antes, em 1993″, revela.
McGrady também ressaltou que a opção caseira é muito mais econômica do que as versões prontas vendidas em lojas. “O mel cru, você coloca a gosto. Se quiser mais docinho, é só colocar um pouco mais, mas sem exagerar”, recomendou.
Vamos aos hábitos de café da manhã dos membros atuais da realeza britânica — como o Rei Charles III, Príncipe William e Princesa Kate (Catherine). Cada um tem suas preferências bem específicas, e em geral, prezam por uma alimentação equilibrada, orgânica e nutritiva:
Rei Charles III Extremamente rigoroso com a alimentação saudável. Evita laticínios, carne e trigo em muitos períodos do ano.
Seu café da manhã costuma incluir:
Frutas da estação (orgânicas, geralmente de suas propriedades)
Sementes e nozes
Às vezes, ovos cozidos, com ponto exato (ele é famoso por querer 7 ovos cozidos para escolher o melhor).
Chá com mel (orgânico)
Ele não come pão branco nem alimentos processados.
Príncipe William Mais flexível e com gosto por pratos britânicos tradicionais. Seu café da manhã costuma ser mais reforçado, especialmente quando está em compromissos públicos:
Ovos mexidos ou cozidos
Torradas com manteiga ou geleia
Bacon ou salsichas (especialmente aos fins de semana)
Suco de frutas ou chá
Aveia ou cereais integrais
Ele já mencionou gostar de banana amassada com açúcar mascavo.
Princesa Kate (Catherine, Princesa de Gales) Extremamente disciplinada e adepta de uma alimentação balanceada. Seu café da manhã geralmente é: