Blogs→RAPIDINHA VOX→Abelhas são eleitas os seres vivos mais importantes do planeta
Abelhas são eleitas os seres vivos mais importantes do planeta
Apesar de sua importância, as abelhas enfrentam desafios crescentes.
Por Alessan Silva
06 de Agosto de 2025 às 13:32
As abelhas desempenham um papel essencial na natureza, sendo consideradas os seres vivos mais importantes do planeta, conforme a divulgou a Sociedade Geográfica Real. Esses pequenos insetos são responsáveis pela polinização de aproximadamente 70% das plantas que fornecem alimento para 90% da população mundial.
Apesar de sua importância, as abelhas enfrentam desafios crescentes. O uso excessivo de pesticidas, as mudanças climáticas e a destruição dos habitats naturais comprometem sua sobrevivência. Esse declínio pode gerar impactos severos na biodiversidade, já que muitas espécies dependem diretamente da polinização para se reproduzir.
Sem as abelhas, a produção de alimentos ficaria gravemente comprometida. Frutas, vegetais e grãos fundamentais para a alimentação humana e animal poderiam desaparecer, levando a um colapso na cadeia alimentar. Além disso, setores como a agricultura e a indústria de alimentos sofreram prejuízos econômicos significativos.
Além do mel: o papel das abelhas na agricultura
As abelhas também são indispensáveis para a produção de alimentos. Mais de 3/4 das espécies utilizadas pelo homem na agricultura dependem da polinização para uma produção de qualidade e quantidade significativas. Também de acordo com cientistas, 70% das culturas agrícolas dependem dos polinizadores.
A polinização das abelhas é fundamental para garantir a alta produtividade e a qualidade dos frutos em diversas culturas agrícolas. Como exemplo, um levantamento encomendado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos indicou que 100% das espécies de amêndoas, 90% das maçãs e mirtilos, 48% dos pêssegos, 27% das laranjas, 16% do algodão e 5% da soja dependem das ações das abelhas para prosperar. Isso, só para citar alguns alimentos consumidos pelos humanos.
Além deles, culturas de maracujá, melancia, acerola, melão, pêra, ameixa, pêssego, abacate, goiaba, tomate, café, canola e até de flores como os girassóis são altamente dependentes da polinização por abelhas.
Curiosidades sobre as abelhas Uma abelha campeira visita dez flores por minuto em busca do pólen e do néctar. Em média, uma abelha faz 40 voos diários, pousando em 40 mil flores. Abelhas operárias vivem em média de 45 a 60 dias. As rainhas podem viver até três ou quatro anos.
Abelhas melíferas recolhem o néctar das flores e o guardam numa bolsa localizada no fundo da garganta. Depois, ela volta para a colmeia e o néctar vai passando de abelha para abelha. A água evapora, o néctar engrossa e se transforma em mel. Se nascerem duas rainhas ao mesmo tempo, elas lutam até que uma morra.