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Apenas o Brasil utiliza a ‘fórmula de Bhaskara’? Entenda!
Por que a fórmula de Bhaskara gera tanto ódio entre estudantes brasileiros?
Por Alessan Silva
20 de Agosto de 2025 às 13:43
Recentemente, uma série de postagens nas redes sociais por estudantes brasileiros revelou um descontentamento generalizado em relação à figura do matemático indiano Bhaskara. Os comentários vão desde “Bhaskara me persegue até quando, meu Deus?” até expressões mais enfáticas como “NÃO LEMBRO A FÓRMULA DE BHASKARA, SÓ A DA RAIZ DE DELTA” e até mesmo “Bhaskara é meu [palavrão], odeio matemática!”. Esse cenário levanta a questão sobre o porquê de tal aversão.
O foco dessa indignação se concentra na famosa fórmula utilizada para resolver equações do segundo grau, amplamente ensinada nas escolas brasileiras a partir do 9º ano do ensino fundamental. Contudo, será que essa insatisfação é uma exclusividade do Brasil? Por que estudantes de outros países não demonstram a mesma frustração em relação a esse conceito matemático? Além disso, como essa percepção negativa em relação à fórmula de Bhaskara se tornou um meme reconhecido internacionalmente, incluindo referências nos Simpsons?
Dados recentes indicam que cerca de metade dos alunos brasileiros com 9 anos não consegue resolver a tabuada. Essa realidade levanta questionamentos sobre a qualidade do ensino e a familiaridade dos estudantes com conceitos matemáticos básicos.
Explicação Contrariamente ao que muitos podem pensar, a fórmula de Bhaskara não é exclusivamente ensinada no Brasil. O método para solucionar equações quadráticas é parte do currículo de álgebra em diversas partes do mundo. A diferença está no nome atribuído à fórmula. Enquanto no Brasil se refere à “fórmula de Bhaskara”, em países como os Estados Unidos, é chamada de “quadratic formula”; na França, é conhecida como “formule quadratique”; e na Espanha e América Latina, utiliza-se “fórmula cuadrática” ou “resolvente”. Curiosamente, nem mesmo na Índia o nome associado à fórmula é Bhaskara, sendo chamado de Sridharacharya’s formula.
A confusão sobre a autoria da fórmula é comum. Embora Bhaskara II (1114 – 1185) tenha contribuído para a popularização desse método em sua obra “Lilavati”, ele não foi o criador da fórmula em si. Na verdade, o método já havia sido documentado por Sridharacharya entre os séculos 8 e 9.
A escolha do nome “fórmula de Bhaskara” no Brasil pode ser atribuída ao matemático Peres y Marin, que fez referência ao matemático indiano em sua obra “Elementos de Álgebra”, publicada em 1909. Após sua chegada ao Brasil em 1893, Marin lecionou por 35 anos e sua obra foi amplamente adotada nas escolas, o que ajudou a perpetuar o uso desse nome.
Segundo o G1, embora haja menções à fórmula de Bhaskara em textos de outros países de língua espanhola, elas são esporádicas e mais recentes. Assim, o Brasil permanece como o único país onde essa nomenclatura prevalece amplamente nas salas de aula.