Blogs→RAPIDINHA VOX→Autora de “Vale Tudo” avalia mudar morte de Odete Roitman e surpreender público no final
Autora de “Vale Tudo” avalia mudar morte de Odete Roitman e surpreender público no final
Nos bastidores da novela das nove da Globo, cresce a aposta de que Manuela Dias fará a vilã enganar até a morte
Por Alessan Silva
08 de Setembro de 2025 às 13:34
A morte de Odete Roitman (Débora Bloch), um dos maiores ícones da teledramaturgia brasileira, ganhará uma nova camada de suspense no remake de “Vale Tudo”. Antes de ser assassinada, a vilã da novela das nove será alvo de um atentado a bala, ampliando a lista de suspeitos e intensificando o clima de tensão que atravessa a trama. E mais: nos bastidores há quem diga que ela pode forjar a própria morte para fugir do Brasil.
Com essa virada, “Vale Tudo” mantém viva a pergunta que ecoa há décadas na cultura popular: quem matou Odete Roitman? A inclusão de um atentado prévio, inédito em relação à versão de 1988, reforça a atmosfera de mistério e promete manter o público em expectativa máxima até o desfecho final.
Mas nos bastidores da novela, há quem diga que Odete pode não morrer. Em mais uma mudança conduzida por Manuela Dias, a autora estaria avaliando diferentes possibilidades para manter o suspense até o último capítulo, mobilizar o público e, acima de tudo, surpreender. Entre as alternativas que circulam na equipe da novela está a de que Maria de Fátima seja assassinada no lugar da ex-sogra — ou até mesmo que Odete simule a própria morte e fuja do Brasil milionária ao lado de César.
Seja qual for o desfecho escolhido, a certeza é uma só: o remake de “Vale Tudo” quer fazer história mais uma vez — e manter o país inteiro colado na TV.
Protagonista pode morrer no lugar de Odete Roitman em Vale Tudo
Uma bomba pode acontecer nos próximos capítulos de Vale Tudo. O grande mistério que envolveu a reta final da versão original, sobre quem matou Odete Roitman, tem chances de não acontecer no remake. Segundo a colunista Carla Bittencourt, do portal LeoDias, rumores nos bastidores da atração afirmam que Maria de Fátima é quem pode ser assassinada. A alteração, caso confirmada, mudaria profundamente a trama clássica, exibida em 1988. Até aqui, o público espera que Odete Roitman, vivida por Débora Bloch atualmente, é quem morra. A nova grande questão seria, mais uma vez, o autor do crime. Afinal, a tendência era que a autora Manuela Dias não repetisse a versão original, quando Leila foi quem matou a ricaça, por engano.
A alteração, caso confirmada, mudaria profundamente a trama clássica, exibida em 1988. Até aqui, o público espera que Odete Roitman, vivida por Débora Bloch atualmente, é quem morra. A nova grande questão seria, mais uma vez, o autor do crime. Afinal, a tendência era que a autora Manuela Dias não repetisse a versão original, quando Leila foi quem matou a ricaça, por engano.
Porém, segundo fontes ouvidas por Carla Bittencourt, Manuela Dias levantou a possibilidade de que Maria de Fátima, interpretada por Bella Campos, seja quem vá morrer. O plano surgiu em conversas reservadas com alguns roteiristas de confiança, mas alcançou a cúpula de dramaturgia da Globo, que está acompanhando de perto os ajustes feitos no remake da trama.
Ainda de acordo com o portal, ainda não há uma decisão oficial sobre a possível morte de Fátima, mas o assunto está em pauta. O bloco 27 da novela está sendo reescrito por Manuela e, na noite da última quinta-feira (4), a produção avisou ao elenco que os roteiros, que são tradicionalmente entregues aos artistas às quintas, só devem ser enviados nesta sexta (5). O atraso foi atribuído justamente às mudanças em andamento.
Esse bloco de capítulos começa a ser exibido no dia 29 de setembro. A previsão é que "Vale Tudo" termine no dia 17 de outubro.
Livro lido por Odete Roitman em “Vale Tudo” se torna o mais vendido do Brasil
As redes sociais têm sido aliadas fiéis na divulgação literária, o que tem ajudado a dar um fôlego a esse mercado. Porém, a TV aberta também tem se destacado na sugestão de obras. Prova disso foi o capítulo deste sábado (6/9) de “Vale Tudo”, novela das nove da Globo, em que Odete Roitman (Débora Bloch) surgiu lendo “O Perigo de Estar Lúcida”, de Rosa Montero.
A cena foi suficiente para colocar o livro no topo da lista dos mais vendidos. Publicado em 2023 pela editora Todavia, a obra chegou ao Brasil com tradução de Mariana Sanchez e capa assinada por Luciana Facchini. Escrita pela espanhola Rosa Montero, um dos principais nomes da literatura contemporânea, a publicação reflete sobre as “conexões entre o criar e a loucura”.
“E assim o leitor descobrirá a teoria da ‘tempestade perfeita’, aquela que prega que, na explosão criativa, são postos em cena fatores químicos e situacionais irrepetíveis e presenciará o processo de surgimento de ideias de Rosa Montero, desfrutando das vivências da autora, que habitou diretamente, e durante anos, um território nas vizinhanças da loucura”, diz a sinopse.
À venda por R$ 53 na Amazon, o livro acumula 77% de avaliações positivas com a nota máxima no e-commerce. Uma leitora resume: “O livro trata, basicamente, sobre a conexão entre a criatividade, psicologia e solidão, em especial em pessoas que trabalham em alguma área ligada à criatividade. Para isso, a autora alterna entre contar fatos pessoais e sobre outros autores que servem como exemplos para ilustrar a ligação entre a criatividade e a instabilidade emocional e mental… de como a criatividade, muitas vezes, flerta com a loucura”.