Blogs→RAPIDINHA VOX→Conheça o brasileiro que entrou para a sociedade de alto QI com 2 anos
Imagem: @benbenahsd/Instagram/Reprodução
Conheça o brasileiro que entrou para a sociedade de alto QI com 2 anos
O pequeno Benjamin Lustosa se tornou o brasileiro mais novo a entrar na Intertel, grupo que reúne pessoas com QI acima de 99% da população
Por Alessan Silva
03 de Outubro de 2025 às 13:41
Benjamin Lustosa, quando tinha apenas 2 anos, tornou-se 0 brasileiro mais jovem a ingressar na International Legion of Intelligence, sociedade que reúne pessoas com desenvolvimento intelectual acima de 99% da população mundial. O pequeno surpreendeu ao atingir o QI de 133.
Quem é Benjamin Lustosa
Gêmeo bivitelino, Benjamin Lustosa atualmente tem 3 anos e mora em Feira de Santana, na Bahia.
O garoto começou a dar sinais de inteligência acima da média quando ainda era bebê.
Ele aprendeu a pronunciar sílabas, números, cores e formas em português e inglês antes dos 2 anos.
A partir disso, a família decidiu submetê-lo a uma avaliação profissional, que confirmou o QI de 133.
A superdotação do baiano foi constatada no ano passado e ele passou a integrar a Intertel, sociedade internacional de alto QI.
Com um QI de 133, Benjamin superou a média da população mundial (aproximadamente 100) e quebrou paradigmas sobre desenvolvimento cognitivo infantil.
Dayane Lustosa, mãe de Benjamin, tem compartilhado o desenvolvimento do filho nas redes sociais. Em uma das publicações (veja aqui), é possível ver o pequeno embaralhando sílabas de forma aleatória e, com uma naturalidade, formando palavras com facilidade.
Segundo a mãe, Benjamim é interessado por planetas e temas relacionados ao espaço. Além disso, o menino gosta de estudar cores, animais e formas geométricas em português e inglês.
O QI de Benjamin é considerado alto no Brasil, onde a média é de 83, segundo os cientistas Richard Lynn e David Becker, no livro The Intelligence of Nations (A Inteligência das Nações, em tradução livre).