Blogs→RAPIDINHA VOX→Hollywood carioca! Estúdios Globo lançam sua calçada da fama para celebrar 30 anos
Imagem: Fábio Rocha / Globo
Hollywood carioca! Estúdios Globo lançam sua calçada da fama para celebrar 30 anos
Grandes estrelas como Neusa Borges, Ary Fontoura, Tony Ramos, Renato Aragão e outros veteranos foram homenageados na estreia da calçada
Por Alessan Silva
03 de Outubro de 2025 às 13:21
Os Estúdios Globo, considerados um dos maiores complexos de produção audiovisual do mundo, completaram 30 anos na última quinta-feira (2/10) com uma grande festa marcada por emoção e nostalgia. Para celebrar três décadas de histórias, tecnologia e inovação, o local inaugurou sua própria Calçada da Fama, prestando homenagem a ícones que ajudaram a construir a trajetória da televisão brasileira.
A festa reuniu cerca de quinze artistas, autores, diretores e apresentadores, os “desbravadores” que viram nascer o então Projac, em 1995. Nomes lendários como Tony Ramos, Antonio Pitanga, Betty Faria, Renato Aragão e Neuza Borges tiveram suas estrelas inauguradas.
O reconhecimento emocionou os veteranos, que destacaram o papel do complexo em impulsionar a arte brasileira. “É uma homenagem linda. Eu estou muito emocionada. É muito bom, é muito bom estar aqui”, disse a atriz Betty Faria. Antonio Pitanga celebrou a iniciativa: “Luz na memória. E essa luz na memória faz com que o jovem não perca de onde veio, qual a sua importância através dos mais velhos. E os mais velhos somos nós que estamos de pé.”
O ator Ary Fontoura, com 60 anos de carreira, celebrou em dobro: “Eu também estou fazendo aniversário hoje. Estou fazendo 60 anos de casa.” A lista de homenageados incluiu ainda Walcyr Carrasco, Laura Cardoso, Rosamaria Murtinho, Nathália Timberg e Serginho Groisman, além de ícones como Fernanda Montenegro, Lima Duarte, Dennis Carvalho e Mauro Mendonça.
Gigante da produção e evolução tecnológica Localizados em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio, os Estúdios Globo ocupam uma área total de 1,76 milhão de metros quadrados, abrigando 13 estúdios de gravação e três conjuntos de cidades cenográficas. O complexo produz, por dia, cerca de oito horas e meia de conteúdo pronto para ir ao ar, o equivalente a quatro longas-metragens diários.
Tony Ramos, que acompanhou a construção da “cidade voltada para a produção audiovisual”, ressaltou o equilíbrio entre a tecnologia e a arte de contar histórias. “Trouxe, cada vez mais, mais condições de trabalho. Trouxe uma tecnologia rápida… Mas nada mudou no que diz respeito à dramaturgia na sua essência. É o que eu digo sempre: você pode ter tudo, mas sem uma boa história, nada acontece”, ponderou o ator.
A atriz Neuza Borges, com 69 anos de carreira, expressou seu orgulho ao ver a evolução do complexo.”Eu vi no tijolo. E, hoje em dia, eu vejo uma potência, praticamente, mundial. E eu estou dentro dessa potência”, afirmou.