Blogs→VOX INFORMAÇÃO→Tornado causa destruição e mortes no interior do Paraná
Tornado causa destruição e mortes no interior do Paraná
Até o começo da manhã deste sábado (8), o governo estadual confirmou quatro mortes e mais de 400 feridos.
Por Keller Stocco
08 de Novembro de 2025 às 08:00
m tornado causou mortes e destruição em Rio Bonito do Igauçu, no interior do Paraná, nesta sexta-feira (7). O governo estadual confirmou quatro mortes e 432 feridos. Há pessoas desaparecidas.
Várias equipes de resgate foram encaminhadas para o município.
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) confirmou o fenômeno meteorológico.
O órgão aponta que tornado pode ter sido classificado preliminarmente como o índice F2, o que equivale a ventos entre 180 km/h e 250 km/h, mas existem indícios que, na verdade, em alguns pontos da cidade, ter ultrapassado os 250 km/h, o que mudaria a classificação para F3.
O governo do PR divulgou a seguinte nota no começo da manhã deste sábado (8).
"O Corpo de Bombeiros do Paraná está em operações de busca e salvamento nos locais afetados, principalmente nas estruturas mais colapsadas, e está fazendo levantamento de danos junto com autoridades locais (postes caídos, casas afetadas, e vítimas que ainda necessitem de atendimento).
Todas as pessoas que estavam em áreas visíveis já receberam atendimento médico. Das 432 pessoas atendidas, nove tiveram ferimentos graves, algumas inclusive passaram por cirurgia.
Há confirmação oficial de quatro óbitos - um deles, citado na noite de sexta, talvez não tenha relação com o evento climático em si. Também há dois desaparecidos até o momentos, mas as forças de salvamento ainda estão recebendo informações de familiares e o número pode aumentar.
O policiamento na cidade foi reforçado e há um posto de comando em posto de combustível, inclusive com heliponto estabelecido em um campo de futebol da cidade.
Até o momento são 25 bombeiros militares em atuação e há mais 39 em deslocamento para a cidade. Policiais militares, voluntários, funcionários da prefeitura e dezenas de equipes de saúde estão ajudando em todos os atendimentos.
Informações sobre desalojados e desabrigados ainda estão sendo levantadas. Como a situação está em andamento, todos os dados podem ser alterados conforme o desenvolvimento do atendimento.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior, o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, o coordenador da Defesa Civil do Paraná, coronel Fernando Schunig, o subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Jonas Emmanuel Benghi Pinto, e o secretário das Cidades, Guto Silva, decolaram às 6h10 com destino à cidade".