Blogs→VOX INFORMAÇÃO→Prefeitura conclui primeira etapa de manejo de árvores na Avenida Bandeirantes, em Americana
Prefeitura conclui primeira etapa de manejo de árvores na Avenida Bandeirantes, em Americana
As fases seguintes serão executadas nos próximos dias, com foco na preservação do equilíbrio ecológico e na proteção da biodiversidade local.
Por Keller Stocco
21 de Novembro de 2025 às 04:51
A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, concluiu nesta quinta-feira (20) a primeira etapa da ação de manejo e controle de leucenas, espécies arbóreas invasoras, às margens da Avenida Bandeirantes. As fases seguintes serão executadas nos próximos dias, com foco na preservação do equilíbrio ecológico e na proteção da biodiversidade local.
A leucena é uma planta exótica que, por meio de um processo de alelopatia, inibe o desenvolvimento de espécies nativas no entorno.
A supressão ocorrerá na bacia hidrográfica do Ribeirão Quilombo, na Avenida Bandeirantes, e no Córrego Santa Angélica, próximo ao Viaduto João Batista de Oliveira Romano. O projeto prevê o manejo das espécies invasoras e o plantio de espécies nativas da flora regional, com diversidade superior a 80 tipos arbóreos de proteção ciliar.
A secretária de Meio Ambiente, Andréa Cristina Gonçales, destacou o impacto da iniciativa. "A medida é necessária e importante para garantir a preservação da flora nativa, tendo em vista que as plantas invasoras acabam prejudicando o crescimento de outras árvores. As áreas serão preparadas para receber espécies arbóreas adequadas ao espaço e que promovam a biodiversidade da flora nativa", afirmou.
O manejo atende às diretrizes do Plano Municipal de Conservação dos Biomas Mata Atlântica e Cerrado, ao projeto de recomposição ambiental do Ribeirão Quilombo do Consórcio PCJ e ao eixo de trabalho do projeto Reconecta, da Região Metropolitana de Campinas (RMC).
Equipes da Unidade de Transportes e Sistema Viário (Utransv) da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Sosu), e Grupo de Proteção Ambiental (GPA), da Guarda Civil Municipal (GCM) apoiaram a ação.