Blogs→VOX INFORMAÇÃO→Prefeitura intensifica nebulização contra a dengue, no Jardim dos Lírios, em Americana
Prefeitura intensifica nebulização contra a dengue, no Jardim dos Lírios, em Americana
Desde o início da nebulização de casa em casa, no dia 10 de março, 167 imóveis receberam o inseticida apenas na região da Cidade Jardim, em áreas delimitadas pelo PMCD (Programa Municipal de Controle da Dengue), seguindo indicadores epidemiológicos.
Por Keller
20 de Março de 2025 às 05:14
A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Saúde, tem reforçado as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, com uso de nebulização de casa em casa, medida que complementa o mutirão de retirada de possíveis criadouros. Nesta quarta-feira (19), a nebulização de inseticida com uso de equipamento costal foi intensificada no Jardim dos Lírios. A equipe segue atuando nessa região nos próximos dias.
Esta é uma das ações da campanha municipal “Todos Contra a Dengue – Para não deixar água parada, tem que se mexer!”, que reforça o Programa Municipal de Controle da Dengue (PMCD) e mobiliza a população na prevenção da doença.
Desde o início da nebulização de casa em casa, no dia 10 de março, 167 imóveis receberam o inseticida apenas na região da Cidade Jardim, em áreas delimitadas pelo PMCD (Programa Municipal de Controle da Dengue), seguindo indicadores epidemiológicos.
Mobilização e inovação
Além da nebulização com inseticida, tanto com bomba costal como veicular, e dos mutirões de recolhimento de possíveis criadouros, Americana tem realizado uma série de outras ações de combate à dengue. Entre elas, estão a distribuição de materiais informativos e uso de drone para identificar focos do mosquito em imóveis fechados
Um novo material, incluindo cartilha e check-list, foi elaborado pela Secretaria de Comunicação e Tecnologia da Informação e distribuído à Secretaria de Educação e à Diretoria Regional de Ensino. O conteúdo tem sido utilizado em atividades com professores e alunos.
O município produziu este ano cerca de 200 mil folders, que estão sendo distribuídos à população pelos agentes de controle durante as visitas de casa em casa, bem como nas ações educativas.
Americana também possui um grupo condutor para o enfrentamento às arboviroses, composto por equipe multiprofissional, de diversos setores da Saúde, o qual elaborou um Plano de Contingência e Fluxograma para padronizar, controlar e fazer a vigilância dos atendimentos.
O município implementou um sistema online de monitoramento baseado em Inteligência Artificial (IA), que auxilia os profissionais de saúde no acompanhamento dos casos em tempo real.
Para reforçar as ações de monitoramento dos casos, foram convocados, por meio de concurso público, 34 agentes de promoção da saúde – 24 aceitaram a vaga e estão em processo de contratação. Eles atuarão no monitoramento de pacientes sintomáticos e na prevenção da dengue nas unidades de saúde, conforme critérios do Plano de Contingência local.
Todas as Unidades Básicas de Saúde da rede contam com testes rápidos para dengue, utilizados de acordo com os critérios estabelecidos no Plano de Contingência.
A vacina contra a dengue também segue disponível para crianças e adolescentes, de 10 a 14 anos, também em todas as UBSs, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h – na Praia Azul e São Vito, o atendimento ocorre das 8h às 20h.