O coronel José Augusto Coutinho.já assumiu o comando-geral da corporação
Por Keller
17 de Abril de 2025 às 08:20
O governo de São Paulo anunciou a troca no comando-geral da Polícia Militar. A informação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (17).
O coronel Cássio Araújo de Freitas se aposentou após 2 anos e 4 meses na liderança da corporação. O posto será assumido pelo subcomandante da PM, coronel José Augusto Coutinho.
O coronel Coutinho assume o comando-geral da PM com 33 anos de experiência na corporação. Antes disso, foi comandante do Policiamento de Choque, do 1º Batalhão de Polícia de Choque Tobias de Aguiar (Rota), do 4º Batalhão de Polícia de Choque — Operações Especiais e chefe do Estado Maior do Comando de Policiamento de Choque.
O secretário de segurança pública do estado de SP, Guilherme Derrite, postou a seguinte mensagem nas redes sociais:
“Tive a honra de ter ao meu lado por dois anos e quatro meses de gestão o melhor comandante-geral que a Polícia Militar do Estado de São Paulo já teve. A escolha para essa missão seguiu critérios como excelência profissional e operacional, já que Coronel Cássio Araújo de Freitas será lembrado na PM como um Coronel da linha de frente. Sua experiência e suas palavras de liderança continuarão a guiar aqueles que por ele foram comandados. Não é a toa que trata-se de um dos comandantes-gerais que por mais tempo ocupou o cargo.
Encerra sua vida na Polícia Militar com duas operações exitosas: a Operação Verão, que bateu recordes de reduções de criminalidade no litoral, e a Operação Carnaval, que reduziu em 37% os roubos de celulares no estado. Deixa a PM, mas com certeza não na Segurança Pública, da qual será sempre uma grande referência. Obrigado por todos os serviços prestados com coragem para defender o cidadão, Coronel”.