Há diferenças entre tomar banho de manhã ou à noite? Médica revela
A dermatologista Ludimila Resende explica que o turno adotado para tomar banho influencia quanto aos benefícios oferecidos pelo hábito
Por Alessan Silva
26 de Setembro de 2024 às 12:47
A qual grupo você pertence: das pessoas que optam por tomar banho pela manhã ou das que preferem fazê-lo no período da noite? Independentemente da resposta, saiba que o turno adotado influencia quanto aos benefícios oferecidos pelo hábito, conforme explica a dermatologista Ludimila Resende, de São Paulo.
“Existem alguns benefícios associados aos banhos noturnos e outros relacionados aos feitos pela manhã, mas tentar fazer os dois, às vezes, é desnecessário”, argumenta a médica, com fellow em tricologia pela Universidade de São Paulo (USP). Ludimila acrescenta que repetir esse processo de higienização “pode ser prejudicial para a pele”.
Segundo a dermatologista, a escolha entre o banho matinal ou noturno vai depender “muito” da rotina do indivíduo. “Existem aqueles que, por exemplo, gostam de praticar os exercícios físicos pela manhã. Dessa forma, o banho pela manhã é o momento ideal, justamente, para promover a limpeza do corpo”, exemplifica.
Ludimila menciona que outras pessoas escolhem tomar banho pela manhã por auxiliar no despertar. Entretanto, a médica sugere que o hábito deva ser realizado com a água mais gelada: “Assim, pode ajudar nesse processo por liberar neurotransmissores que fazem com que o corpo fique no estado de alerta, preparando-o para o dia que está começando”.
Em relação a tomar banho à noite, a dermatologista esclarece que esse hábito propicia a remoção de toda a sujidade, suor e poluição a que um indivíduo foi exposto ao longo do dia. “Realmente, ao final do dia, o banho é mais interessante para promover a limpeza dessas impurezas”, sustenta Ludimila Resende.
A médica de São Paulo pondera sobre o banho noturno poder contribuir com a preparação do corpo para a hora de dormir. “A água mais morna ajuda o organismo a relaxar e fazer essa transição com o aumento da temperatura corpórea e, depois, com o resfriamento, ajudando nesse preparo para o sono”, evidencia a dermatologista.
Fonte: Metropoles
Foto: 1shot Production/Getty Images