ESTOQUE DE SANGUE PERTO DE ZERO EM AMERICANA
Nova campanha urgente será realizada
Por Ju Jensen
21 de Novembro de 2024 às 11:03
Os bancos de sangue dos hospitais de Americana perderam 90% de seus estoques nos últimos dias pela pura falta de interesse dos doadores. O alerta foi feito por pessoas que preparam uma campanha de doação. De 25 a 30 de novembro, o Centro de Hematologia Campinas e o Centro de Hematologia Americana promovem a Semana do Doador de Sangue, uma iniciativa dedicada a conscientizar a população sobre a importância da doação recorrente. Com o lema "Quem Doa Sempre, Doa Mais", a campanha deste ano tem o objetivo de destacar como a doação regular de sangue é crucial para salvar vidas e manter os estoques adequados para o atendimento contínuo de pacientes que dependem deste gesto de solidariedade. A inspiração para a campanha desse ano aconteceu, pois nos últimos 12 meses as unidades de Campinas e Americana (bem como bancos de sangue de todo país- não foram casos isolados) registraram uma queda preocupante no número de doadores em épocas não esperadas, como fim de ano e férias escolares de julho. Essa situação gerou um efeito cascata alarmante para aqueles que dependem de transfusões de sangue para viver. Muitos pacientes estão em estado crítico, sofreram acidentes, ou necessitam realizar cirurgias, mas também temos aqueles que compadecem de alguma doença crônica ou até de tratamento prolongado, como o câncer ou anemias profundas. “Vale lembrar ainda, que segundo a OMS o ideal é que de 3% a 8 % da população de um país doe, para que haja uma margem segura para aqueles que precisam de doação. Entretanto, no Brasil, com o pouco incentivo ou cultura de doação ainda crescente, apenas 1,4% da população doa sangue regularmente.” Destaca a médica Acacira Araújo, diretora do Centro de Hematologia de Campinas e Americana. Isso reflete a necessidade de um esforço coletivo para garantir que os estoques estejam sempre abastecidos. Uma única doação pode beneficiar até quatro pessoas, mas a doação frequente amplifica muito esse impacto, tornando-se uma verdadeira força transformadora na vida de muitas pessoas, garantindo que os hospitais e clínicas tenham o suporte necessário para atender a quem mais precisa ( pode ser qualquer pessoa que necessite pois todos estamos sujeitos a acidentes e necessidades de saúde). Com o apoio de colaboradores e parceiros, a campanha contará com diversas ações de conscientização voltadas para a atração de novos doadores e conscientização daqueles que doaram uma vez virem doar mais vezes, e também com atividades de agradecimento aos doadores frequentes, que são essenciais para o sucesso dessa causa. O objetivo é cultivar a cultura da doação regular, mostrando como esse ato pode ser integrado à rotina das pessoas, com benefícios diretos para a sociedade e, principalmente, para os pacientes que enfrentam doenças graves. Os doadores devem procurar os bancos de sangue do Hospital Municipal Waldemar Tebaldi e Hospital São Francisco.
PARA DOAR
Portar documento oficial de identidade com foto (RG, carteira de trabalho certificado de reservista ou carteira do conselho profissional)
Estar bem de saúde.
Ter entre 16 e 67 anos.
Pesar no mínimo 50 Kg.
Não estar em jejum.
Portar documento oficial de identidade com foto (RG, carteira de trabalho certificado de reservista ou carteira do conselho profissional)
Estar bem de saúde.
Ter entre 16 e 67 anos.
Pesar no mínimo 50 Kg.
Não estar em jejum.