Blogs→RAPIDINHA VOX→Hello Kitty é gata ou menina? Confira curiosidades sobre o fenômeno mundial
Hello Kitty é gata ou menina? Confira curiosidades sobre o fenômeno mundial
Em 2025, a personagem completará 51 anos - e continua uma febre entre pessoas de todas as idades
Por Alessan Silva
18 de Agosto de 2025 às 13:30
Resistindo ao tempo e cada dia mais popular, Hello Kitty acompanha gerações. De estética kawaii, cultura que valoriza fofura e delicadeza, Kitty White, seu nome completo, já tem 50 anos. Ela surgiu no Japão, mas faz sucesso praticamente no mundo todo. Na legião de fãs, crianças, jovens e adultos alimentam a mina de ouro que é a personagem. A seguir, saiba curiosidades do desenho!
Do papel para o mundo Hello Kitty pertence à Sanrio, que cria, produz e licencia diversos produtos. A empresa iniciou atividades em 1960, no Japão, mas a personagem que a transformou em marca de lifestyle global surgiu em 1974. O desenho foi feito por Yuko Shimizu, que tinha 24 anos na época – e deixou de ser funcionária da gigante dois anos depois. Atualmente, a ilustradora está com 78 anos e mora em Nova Iorque, nos Estados Unidos.
O primeiro produto estampado com Hello Kitty foi uma bolsinha de estilo porta-moedas. A partir daí, com a boa recepção do público, uma infinidade de itens passou a ser fabricada. No Brasil, por exemplo, a personagem é comercializada das mais diversas formas: em itens de beleza, higiene, vestuário, acessórios, decoração, brinquedos, entretenimento e alimentação. Há, inclusive, restaurante temático do desenho em São Paulo.
No Japão, na Malásia e na China, a Sanrio possui parques dedicados à Hello Kitty e sua turma. Pelo mundo, também há lojas, hotéis, cafés, SPAs, karaokês, avião, trem-bala e até maternidade com ala de tema da personagem. A licenciadora atua em mais de 130 países – e tem escritório na capital paulista.
Hello Kitty é uma gata? Embora tenha aparência de gatinha, a identidade da personagem já foi motivo de debates, principalmente, nas redes sociais. Ela possui orelhas pontudas e bigode, o que passa, automaticamente, a ideia de ser um animal. De expressão neutra, já que não há desenho de boca nela, Hello Kitty está sempre com laço na cabeça e roupas fofas (kawaii). Declarações emitidas pela Sanrio, no entanto, deixaram fãs com a pulga atrás da orelha.
Em 2014, a licenciadora se posicionou dizendo que a personagem é uma menina. “Hello Kitty não é um gato. É uma menininha. É uma amiga, mas não é um gato. Ela nunca aparece andando sobre quatro patas. Ela anda e senta como uma criatura de duas pernas”, revelou, chocando grande parte do público consumidor.
No site oficial da Sanrio, o desenho é descrito da seguinte forma: “Hello Kitty nasceu nos subúrbios de Londres. Ela mora com os pais e sua irmã gêmea Mimmy, que é sua melhor amiga. Seus hobbies incluem assar biscoitos e fazer novas amizades. Como ela sempre diz: ‘amigos nunca são demais!’”.
Vista como menina ou gata, o sucesso da personagem só aumenta. Em novembro, ela completará 51 anos, mas continua jovem, com um império cultural e apelo emocional para pessoas de todas as idades.