Blogs→RAPIDINHA VOX→Já ouviu falar em dezembrite? Entenda o que é a síndrome do fim de ano
Imagem: Tonywestphoto/Getty Images
Já ouviu falar em dezembrite? Entenda o que é a síndrome do fim de ano
O nome parece engraçado, mas o que muitas pessoas chamam de dezembrite pode causar muitos efeitos negativos na época natalina
Por Alessan Silva
03 de Dezembro de 2025 às 06:46
Para muitos, as festas de fim de ano simbolizam um período de celebração e renovação para o início de um novo ciclo. Contudo, parte da população sofre com estresse, desgaste físico e mental e sensação de desânimo, motivados principalmente pela pressão para comprar presentes, organizar as celebrações e gerenciar os gastos. Surge assim o que muitos chamam de dezembrite.
Dezembrite e a síndrome de fim de ano Para especialistas, esse comportamento tem nome: é conhecido como dezembrite ou síndrome do fim de ano. Esse período levanta preocupação entre profissionais da saúde por apresentar uma incidência mais elevada na busca por assistência psicológica.
Segundo a International Stress Management Association (ISMA), no mês de dezembro, a tensão é maior que nos outros meses do ano. Das 678 pessoas entrevistadas, de 25 a 55 anos, 75% ficam mais irritadas, 70% mais ansiosas, 80% sentem a tensão no corpo e 38% têm problemas para dormir.
Fim de ano traz reflexões Além disso, de acordo com uma pesquisa da American Heart Association, 79% das pessoas afirmam que, nesta época de fim de ano, ficam tão focadas em criar momentos especiais para os outros que acabam esquecendo de si mesmas e 71% dizem se arrepender, a cada temporada de festas, por não reservarem um tempo para relaxar e se divertir.
Sintomas comuns:
Ansiedade e angústia
Tristeza ou melancolia
Estresse e esgotamento
Sentimento de culpa ou fracasso ao revisar o ano
Sensação de sobrecarga devido a muitas demandas
Como lidar com a dezembrite:
Aceite seus limites: É normal não conseguir fazer tudo. Diga não quando necessário.
Faça pausas e descanse: Inclua momentos de descanso e lazer para não se sobrecarregar.
Reflita com compaixão: Analise o ano com leveza, reconhecendo tanto as dificuldades quanto as conquistas.
Planeje metas realistas: Defina objetivos que sejam alcançáveis para evitar frustrações.
Gerencie o estresse ambiental: Tente fazer compras online, por exemplo, para evitar multidões e estresse extra.