Blogs→RAPIDINHA VOX→Há 25 anos, Fernanda Montenegro perdia o Oscar e o Brasil sofria sua derrota mais dolorosa
Há 25 anos, Fernanda Montenegro perdia o Oscar e o Brasil sofria sua derrota mais dolorosa
Indicada ao prêmio por seu trabalho em Central do Brasil (1998)
Por Alessan Silva
08 de Março de 2024 às 13:11
O Brasil nunca ganhou um Oscar, mas teve momentos marcantes na premiação. Em 1960, "Orfeu Negro" ganhou, mas a estatueta foi para a França. Em 1999, "Central do Brasil" teve Fernanda Montenegro indicada como Melhor Atriz, um marco histórico. O filme também concorreu a Melhor Filme Estrangeiro.
Embora não tenha vencido, Montenegro fez história como a primeira brasileira indicada nessa categoria. Infelizmente, ela perdeu para Gwyneth Paltrow por "Shakespeare Apaixonado". Montenegro disse que prêmios podem vir ou não, mas a importância de "Central do Brasil" permanece. Em 2023, Paltrow brincou dizendo que usava seu Oscar como batente de porta, causando revolta no Brasil.
O FILME
Em Central do Brasil, ela interpretou Dora, uma amargurada ex-professora, que ganha a vida escrevendo cartas para pessoas analfabetas e vê a sua vida mudar após uma de suas clientes morrer em um acidente de trânsito e ela precisar ajudar o filho dela, Josué (Vinícius de Oliveira, Unidade Básica), de nove anos de idade, a encontrar o pai que nunca conheceu.
Pelo trabalho, Fernanda Montenegro conquistou o Urso de Prata de Melhor Atriz no Festival Internacional de Berlim, além de ter sido indicada ao Globo de Ouro e ao Satellite Awards, entre muitos outros prêmios, antes de garantir uma vaga entre as indicadas a Melhor Atriz na 71ª edição do Oscar, que aconteceu em 21 de março de 1999.